Tags

, , , , , , , , , , , ,

Quando pensamos em comida japonesa, a primeira coisa que nos vem a cabeça é sushi! Mas posso dizer que tive em Tóquio das experiências gastronómicas mais diversificadas em viagem! A gastronomia japonesa não só é muito diversa, como conseguimos também encontrar restaurantes e iguarias de toda a parte do mundo, literalmente, e extremamente bem confeccionada! desde pizzas, tikka masala a pasteis de nata 🙂 sim, comi pastéis de nata e queijadas de Sintra no Japão!

Os locais mais tradicionais e com o melhores petiscos aqui da zona chamam-se izakayas que quer dizer: stay-drink-place e que não são mais que as nossas tascas, onde se pode parar para beber um copo e petiscar qualquer coisa informalmente! São muitas vezes autênticos “buracos nas paredes” com balcão, às vezes por baixo de estações de comboio, onde tudo estremece quando passam comboios, cash only, mas a comida e maravilhosa e legitíma! Se formos comer gyozas, takoyaki ou okonomiyaki é certinho que saímos de lá a cheirar a fritos, mas é aguentar!

Aqui ficam algumas iguarias e locais a não perder:

A maioria dos locais que são bons, normalmente tem fila mas como temos horários de jantar à americana vamos muito cedo e temos tido sorte! No entanto, chegamos a esperar 1 hora para comer okonomiyaki em Osaka, e os únicos a bufar, o resto da malta é super zen e espera o tempo que for preciso sem barafustar!

Em Hiroshima tivemos as experiencias mais radicais a nível gastronómico. Não só comemos as maiores ostras, maiores também em tamanho, como resolvemos experimentar um sushi izakaya style que tinha 4.8 estrelas no Google reviews, com centenas delas a dizer que era o melhor sushi de toda a sua vida! Fomos avaliar – O Tzuro Sushi é literalmente um balcão com portas de correr e um senhor com uns 120 anos a fazer ngiris e a distribuí-los pelo balcão pelos oito clientes que entretanto vão metendo conversa uns com os outros, porque a distancia social é praticamente nula 🙂

Sushi na sua forma mais pura, variedade incrível de peixe fresco, arroz a temperatura ambiente e o sashimi muitoooo bom!

O peixe é do melhor mas não podemos esquecer o famoso bife Kobe, que é uma carne super tenra e deliciosa que vem de umas vaquinhas wagyu que devem ter uma dieta muito controlada:

Mudando para a area dos doces, os japoneses tem imensas pastelarias e chocolatarias, algumas delas francesas e daquelas mesmo de encher o olho:

E como somos muito ecléticos no que toca a comida e tivemos essa oportunidade, fomos experimentar o mais recente restaurante Cycle by Mauro Colagreco que abriu portas em Outubro e foi uma experiência incrível! Um ciclo pela Sustentabilidade!

Fechámos com chave de ouro esta viagem gastronómica pelo Japão!