Estou a começar a ganhar hábitos de local, só visitar ex libris da cidade quando se tem a família pela cidade, o que é um belo pretexto! Foi o que aconteceu com a Willis Tower, ao fim de um ano a viver em Chicago subi finalmente ao seu 103º andar. Por acaso, agora que penso nisso, acho que nunca subi ao Cristo Rei.

Voltando à Willis, esta começou por se chamar Sears pois foi planeada para ser a morada dos colaboradores da impresa com o mesmo nome. Foi inaugurada em 1973, um ano fantástico, por sinal, e ainda hoje é o edifício mais alto dos Estados Unidos, sem contar com o tamanho das antenas. A sua configuração (várias torres desniveladas) partiu da ideia dos arquitetos ao observarem os cigarros a sair de um maço de tabaco. Aprende-s esta e outras curiosidades sobre o edifício num filme que transmitem aos visitantes enquanto aguardam pela subida ao 103º andar, que com sorte dura mais ou menos uma hora.

Este skyscraper é grande que se farta, faz impressão aos ouvidos quando se vai a subir, mas a vista é compensadora e o melhor de tudo é o famoso skydeck totalmente transparente que faz as delícias dos turistas que fazem fila para tirar fotos, espojados no chão desta marquise com sorrisos nervosos enquanto tentam não olhar para baixo.

A Willis é um spot imperdível para quem visita Chicago e já em 1986 no filme “Ferris Bueller Day Off” com o teenager Mathew Brotherick este foi um dos locais que ele visitou no seu dia de gazeta, com a fiderença de que há 30 anos ainda não havia o skydeck.

“Life moves pretty fast. If you don’t stop and look around once in a while you would miss it” já dizia o Ferris; e este é mesmo um bom local para ver o mundo passar!

A Tower passou a chamar-se Willis depois do assalto ao arranha céus do Bruce Willis! 🙂

Não é verdade! Mas podia ser, para mim o Bruce bem merecia ver o nome dele numa torre já que o homem quase se desgraçou no arranha céus, no aeroporto e sei lá mais o quê…Mas parece que quem comprou o prédio recentemente e que também se chama Willis quis pôr lá o nome e vai daí ficou assim. Enfim, manias!!

image

 

 

Advertisements