Tags

, , , , , , ,

Existe um Millennium aqui em Chicago mas não é um Banco, embora tenha muitos bancos de jardim porque é o maior parque da cidade.

O Millennium Park estende-se pela margem do Michigan (claro!) e é assim uma espécie de Parque das Nações com zonas verdes, museus, esculturas e um dos maiores espaços de espetáculos outdoor do mundo, o Jay Pritzker Pavilion concebido por Frank Gehry.

Este Park, tal como o das Nações também surgiu a partir de um plano de requalificação da cidade que teve inicio em 2000 e daí o seu nome. Assim como o das Nações o é em Lisboa, o Millennium é o meu preferido de Chicago 😉

Ora vejam o que por aqui há:

O Jay Pritzker Pavilion que já tinha referido antes, é um pavilhão para concertos musicais ao ar livre, e além de ser lindo tem um sistema de som state-of-the-art que permite através de uma rede aérea com colunas ter som a longa distancia no recinto, onde se pode picnicar na relva enquanto se ouve música.

Uma das instalações mais engraçadas é a Crown Fountain, consiste em duas torres de vidro, unidas por um espelho de água, e ambas exibem imagens vídeo com caras de cidadãos de Chicago. Por vezes a água da fonte é projectada como se estivesse a sair da boca das pessoas do vídeo.

Cloud Gate aka Bean abre as portas do Millennium Park e reflecte a cidade desde 2006. Este feijão gigante em aço polido reúne diariamente milhares de pessoas à sua volta para tirarem fotos ao estilo onde está o Wally? e a paisagem de Chicago já não consegue imaginar-se sem ele e até os arranha-céus se rendem este poderoso feijão!

E já falei tanto em feijão que o que me estava mesmo a apetecer era um daqueles pratos típicos portugueses, que levam muitos deles numa panela e mais uns quantos chouriços…mas por aqui não há!

IMG_2721

Advertisements