Hoje comemora-se o St. Patrick’s Day mas no dia 12 de março, realizaram-se uma série de festejos na cidade de Chicago a propósito deste dia. Como diziam que era uma experiência verde e inolvidável, lá fomos!

Assim, pela manhã de sábado um grupo de portugueses, meteu-se no comboio a caminho de downtown Chicago (Sim, porque neste dia há trânsito cortado e é um pandemónio) para tentar ver a St. Patricks parade, que por acaso até foi bastante parada (o Carnaval de Torres Vedras ao pé daquilo parecia o sambódromo do Rio de Janeiro), o que contrastava com a multidão de adolescentes fantasiados e bêbados que circulava por ali. Aquilo fazia lembrar o Sto. António mas em vez do cheiro a sardinha assada, havia o cheiro daquela erva aromática que faz as pessoas rir bastante!

O que foi mesmo muito giro foi o dying river green, ou seja, a coloração do rio com a cor verde! Esta tradição já começou há muitos anos atrás com a malta dos Chicago Plumbers Union que produziram uma tinta verde ecológica, que depois espalham no rio e que fica com aquela tonalidade verde esmeralda, que é tal e qual como se vê nas fotografias, sem filtro!

Depois, parece que há rambóia da grossa nos bares irlandeses, que os há aos magotes aqui em Chicago, pois os irish são das maiores comunidades estrangeiras aqui na zona.

Divertímo-nos bastante mas ficámos verdes de medo só de pensar que daqui a uns anos as nossas miúdas podem estar no meio daquela confusão de miudagem estérica com garrafinhas dentro de cartuxos de papel (tipo Lei Seca) e com antenas com trevos espetadas na cabeça, mas até lá não nos doa muito a cabeça!

Feliz dia de São Patricio!

 

 

Advertisements