Tags

, , , ,

Em Portugal esta semana só devem ter cabeça para o Web Summit, mas hoje é um dia importantíssimo aqui nos US, dia de eleições presidenciais e ao que parece histórico pois nunca tiveram um eleitorado tao dividido! Como é possível!? A malta não confia muito na Hillary e o Trump, enfim…não há palavras!

As votações começaram há duas semanas atrás, sempre são 360 milhões de pessoas e para não haver atropelos a coisa tem de começar cedo. Existem até alguns estados que permitem a alteração de voto durante este período, como é o caso dos nossos vizinhos aqui do Wisconsin e do Michigan – Contaram-me casos de pessoas que mudaram de ideias 3 vezes 😊

O sistema de eleição é bastante complexo, mas do pouco que percebi apurei que: dos 50 estados vão sair 538 eleitores, ou seja, técnicamente  os americanos votam nos eleitores e não propriamente nos candidatos – estranho?! O número de eleitores de cada estado é proporcional à sua dimensão e corresponde ao número de assentos no Senado e na House of Representatives! Entretanto a minha cabeça já deu um nó…

Bom, mas isto tudo quer dizer que para a Hillary ou o Donald sentarem o rabo na Casa Branca têm pelo menos de acomular 270 eleitores (metade do total, mais um).

Embora nao tenha qualquer contribuição para estas eleições pois não voto, uma coisa é certa…vou sentir saudades do commander in chief Obama, não só eu como o mundo inteiro, penso eu!? Tenho esperança de um dia destes o encontrar aqui pelas ruas de Chicago (sim, vamos ser vizinhos) e dizer-lhe o quanto contribuiu para o imaginário das minhas filhas, como um presidente que tentou mudar mentalidades, exemplo de honestidade e que melhor pintou o sonho americano!

IMG_3300.JPG

Advertisements