Tags
Adler Planetarium, espaço, Gemini, Hidden Figures, Jimmy Lovell, lua, moon
Planetários há muitos, mas com a cápsula do Gemini 12 que foi ao espaço em 1966 e com uma vista de cortar a respiração não deve haver assim tantos!
Pois que o Adler Planetarium, não só tem uma localização priveligiada junto à margem do lago Michigan, como tem também uma colecção interessantíssima, onde consta a dita cápsula da Gemini 12 que levou Jimmy Lovell e Edwin Aldrin ao espaço em 1966, naquela que foi a viagem de preparação para levar o homem à Lua. Um dos objetivos do programa Gemini era confirmar que os astronautas podiam trabalhar fora da nave espacial, o que acabou realmente por acontecer quando em 1969, Neil Armstrong posou as botas na superfície lunar. Confesso que fiquei arrepiada ao ver aquele “cubículo” que já esteve no espaço e do qual tinha ouvido falar tanto no filme nomeado aos Óscares deste ano – Hidden Figures – realmente impressionante!
Para além de exposições fantásticas e de uma área interactiva dedicada aos mais pequenos, o Adler fica numa zona privilegiada da cidade, com uma vista deslumbrante sobre a Chicago skyline. Outra curiosidade sobre o museu é que tem um português – Pedro Raposo – como curador, how cool is that?