Tags

, , , , ,

IMG_7328Descobri no verão passado uma forma de ocupar algum do tempo livre das miúdas, sem recorrer a campos de férias (que BTW são caríssimos), onde se podem divertir e ainda ser úteis à comunidade! O Bernie’s Book Bank é o local ideal para fazer voluntariado, ainda por cima, no meio de livros!

O Bernie’s foi criado como uma plataforma de combate à iliteracia e não é mais que um banco de livros que são distribuídos a crianças em risco, residentes em zonas mais complicadas de Chicago. Lá, para além de colocar stickers em livros que vão ser distribuídos, uma das tarefas mais difíceis é seleccionar e catalogar os livros doados por faixa etária e por temática. Foi então que ao fazer esta tarefa de sorting nos deparámos com vários livros de história que falavam dos Portugueses e, acreditem, não eram coisas lá muito cool!

Num livro sobre marinheiros, os portugueses eram descritos como tipos que descobriram meio mundo, tinham o monopólio da rota das sedas e das especiarias, portanto eram riquíssimos, e para grande vergonha foram os responsáveis por iniciar o comercio de escravos, vindos de Africa. Vejo de seguida um livro sobre o Colombo e resolvo folhear à procura de referencias aos tugas! E não é que descubro que passou pela cabeça do rei D. João II limpar o cebo ao Colombo, depois de este lhe ter contado que tinha descoberto um novo caminho para as Índias? Acabou por o deixar ir a vidinha dele e o malvado descobriu a América ao serviço da coroa espanhola!

Bolas, já não me lembrava destes episódios da nossa história em não ficámos bem na fotografia. Agora que penso melhor, o Trump teria tido medo de apertar a mão a D. João II!

IMG_7327IMG_7326

 

Advertisements