Tags

, , ,

Gosto muito de vaguear sem destino pelas ruas de Chicago! Entro onde me apetece com o à vontade de um local e o atrevimento de um turista…E o que eu gosto de ser turista! Os turistas ficam pasmados a olhar e tiram fotografias a tudo, sem se importar com o que os outros pensam!

Num destes dias, enquanto fazia tempo à espera de uns amigos entrei na Harold Washington Library que é a biblioteca publica central de Chicago, tem o nome do primeiro mayor african-american da cidade, e abriu ao público em 1991.

Quando entrei na biblioteca, nesse dia, queria subir ao 9 piso, pois tinha ouvido falar de um jardim de Inverno fantástico, e lá fui eu com a desenvoltura de quem ía requisitar uma obra literária, mas no fundo ía era tentar tirar umas fotos giras para o Instagram 🙂

Afinal o que realmente me surpreendeu, foi uma instalação artística que pendia do teto de um dos pisos, com nada mais, nada menos que 58.307 dog tags (aquelas chapinhas metálicas identificativas dos militares) que representam exatamente o número de soldados mortos na Guerra do Vietnam. O mais impressionante é que cada chapa pendurada tem o nome, patente e data da morte do respetivo soldado, e estão ordenadas cronologicamente!

Este memorial, é o único, para além do The Wall in Washington D.C. que lista todos os que perderam a vida durante a Guerra do Vietnam, e vai estar residente durante quatro anos na public library.

Cada vez que vou à cidade, surpreendo-me com descobertas novas, e é tão bom continuar a surpreender-me como uma turista, numa cidade que também já é minha!

Ora vejam se não é impressionante?…e o jardim de inverno

IMG_8016

IMG_8006

IMG_8007

IMG_8009

Above and Beyond 

National Veteran Art Museum

 

Advertisements