Tags

, , , , ,

Uma coisa que é comum ouvir sobre os americanos é que são um povo sem cultura e sem conhecimentos, nomeadamente da Europa, esse velho continente. Pois bem, eu venho aqui fazer um pouco a apologia da malta que me acolheu tão bem do outro lado do Atlântico.

Ah e tal, dizem que eles nem sabem onde fica Portugal, nem sabem que fica na Europa, pensam que somos espanhóis!

Meus amigos, na verdade, antes de vir para cá, eu também não sabia onde ficava Kansas city, nem em que zona ficava o Alabama, mas isso não fazia de mim uma pessoa sem conhecimentos! É normal que eles não saibam muito bem onde fica Portugal, para já porque não temos petróleo e não estamos em guerra, logo isso faz de nós um estado “insignificante” da Europa, que, ao que parece, é governada por uma gorda e um francês de nariz empinado, somos mais os Estados Desunidos da Europa. Na verdade, se sabemos muito mais coisas sobre o povo americano, que ele sobre nós, podemos agradecer aos filmes e séries televisivas!

Ainda outro dia estava a contar ao meu irmão que tínhamos passado em Detroit, e diz logo ele rapidamente:

– Que giro, o Robocop era de Detroit!

Pois era! e o Terminator também chegou a governador da California! Sabemos que o Alaska é gelado e que no Texas há muitos cowboys e até conhecemos uma família de lá, os Ewing, sabemos também que em Los Angeles há muitas praias. Ainda não estive em nenhum destes locais, mas sei tudo isto, não porque tenha aprendido na escola, mas porque consumi muitos filmes e séries de televisão ao longo dos anos!

Quando a senhora da empresa de relocação aqui nos Estados Unidos me tentava passar contactos úteis, perguntou-me se sabia o número de emergência para o qual devia ligar, e eu prontamente disse que sim. Ela, surpreendida, perguntou como é que eu sabia e se já tinha precisado? Minha senhora! Call nine, one, one, dá a toda a hora nos filmes de acção!!

Ah, e tal, mas não é bem assim! a vida real não é exatamente como nos filmes, aquilo é tudo ficção! Podem dizer, e com razão.

Realmente, nem tudo é exatamente como nos filmes e séries! Por exemplo, ainda não averiguei bem, mas desconfio que os rapazes do Chicago Fire Department não devem ser bem iguais a estes meninos do cartaz!

Talvez vá fazer uma chamada para o 911…

image

Advertisements