Outro dia, as raparigas chegaram da escola e não cabiam nelas de contentes! Não, não tinham comprado unhas postiças na Claire´s nem ido à Justice…o motivo: falaram pela primeira vez, em social studies, sobre os navegadores portugueses Vasco da Gama e Bartolomeu Dias, e até apareciam no livro do 5th Grade!

Finalmente os miúdos da turma já fazem ideia onde fica Portugal e ficaram pasmados como é que aqueles portuguese explorers descobriram tanta coisa! As miúdas estavam contentes porque depois disto os colegas começaram a olhá-las com alguma admiração, afinal os portugueses até tinham sido importantes, há muitos séculos atrás, e até vão sair perguntas nos testes sobre eles, Caramba!

Quem vem deitar este protagonismo todo por terra é o Colombo, o herói que descobriu a América… por acidente, pois pensava que tinha chegado à India, e ainda por cima ao serviço dos espanhóis! Os espanhóis sempre a tramarem-nos!

Mas o que Importa é que os jovens americanos do 5º ano já sabem que Portugal fica noutro continente, chamado Europa, fica ali como quem vai para NY mas segue-se sempre em frente, por mar, até atingir a costa! Antes do Ronaldo existiram uns tipos destemidos que inventaram as Caravelas e foram por esse mundo fora descobri-lo! Claro que depois crescem e esquecem-se disto, mas enquanto está fresco na memória é aproveitar!

image

 

Advertisements