Tags

, , ,

Para quem visitar a cidade este é um dos locais incontornáveis, mesmo para quem não é muito de museus. Foi eleito em 2014, pelos utilizadores do TripAdvisor (Traveller’s Choice Award)  nº1 do Top 10 dos melhores museus do Mundo, por isso não sou só eu que digo 😉

O Art Institute nasceu em 1879 como Academia de Arte, depois do Great Chicago Fire que destruiu praticamente a cidade toda. O edifício está situado na Michigan Av. e é “guardado” por dois leões de bronze que até são enfeitados consoante a época festiva do ano.

A última exposição que lá fui ver foi a Van Gogh Bedrooms, que recria toda a historia por trás do famoso quadro, que afinal são três: Existem três versões do quarto pintadas pelo Gogh com algumas semanas de diferença, a primeira está Amsterdão, a segunda em Chicago e a terceira em Paris, no Musée d’Orsay. Os senhores do Art Institute instalaram uma planta tridimensional o quarto que o artista pintou em Arles (França), mesmo com a cama, cadeira, quadros como se fosse uma pintura viva. Apesar de estar sempre cheia de gente, esta exposição temporária é muito gira e intimista e valeu bem a pena!

O mais engraçado é que com esta maluqueira do Van Gogh, a malta do Airbnb (aluguer de apartamentos turísticos) recriou também aqui em Chicago réplicas do quarto para alugar 🙂 e parece que há malta que aluga aquilo para ir lá dormir uma sesta e tirar umas fotos para o Instagram.

Mesmo que não cheguem a tempo de ver a exposição dos Bedrooms (10 maio), não deixem de ir ao Art Institute se passarem por cá…por Chicago!

Espreitem lá a coisa…

image

 

The Art Institute of Chicago

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements