Todos os motivos são bons para fazer uma festa, e se for para beber umas margaritas, comer uns nachos com guacamole e umas enchiladas, melhor ainda! É para isso que servem as comemorações mexicanas do Cinco de Mayo nos Estados Unidos.

O Cinco de Mayo comemora o dia em que o exército mexicano derrotou as tropas francesas de Napoleão, mesmo sem a ajuda dos amigos norte americanos que também estavam em guerra civil.  É claro que o dia em que se dá uma coça a uns franceses que lhes iam sacar dinheiro e ocupar o país, e ainda por cima sem precisar dos americanos,  é sempre motivo de festejo, caramba!

As comemorações do Cinco de Mayo são mais populares aqui nos E.U. que no México e embora não sejam comemoradas com o mesmo entusiasmo em todo o país, Chicago está no top da agenda das festividades. Mesmo quem não tem nenhuma ligação familiar mexicana gosta de comemorar o Cinco de Mayo, come-se bem, bebe-se melhor, e os miúdos gostam de dar umas pauladas numa piñata e a seguir entupirem-se com doces…há lá forma melhor de passar o dia!

image

Advertisements