Depois da primeira experiência geriátrica, resolvi dar uma segunda oportunidade a um Book Club e até agora não estou arrependida. São quase todos da minha idade e até mais novos, se é que é possível! Acabei por me juntar a um clube para pessoas de várias nacionalidades e que se chama REMEFRITA. E este nome originalíssimo vem de ‘Reading, Meeting, Friends, Talking’.

Pois que reunimos quinzenalmente para debater capítulos de um livro que estamos a ler e a nossa coordenadora Trish quase sempre leva acepipes para petiscarmos durante o debate, o que mostra que sabe bem como motivar a audiência.

O grupo é feminino e multicultural: Russia, China, India, Brasil e Portugal claro! Trocamos ideias sobre o livro e aproveitamos sempre para partilhar experiências, o que torna toda a discussão mais divertida, sobretudo se imaginarem a variedade de sotaques aqui presente. Uma das indianas, na casa dos fifties, vive há vinte anos nos US, mas parece que acabou de chegar agora mesmo de Bombaim. É divertida, fala dois dialectos indianos (Bengali e Urdu), mas não sabe como se diz a palavra sexo em nenhum deles. Isto provocou a gargalhada geral porque ninguém acreditou que, no país que inventou o kamasutra, a palavra sexo seja tão secreta!

Uma das russas, a sempre sorridente Olga, é casada com um americano, fala pelos cotovelos, mas a avaliar pelo sotaque dela, devem comunicar através de post-its. A chinesa é a mais nova e a que chegou há menos tempo ao país e ainda acha tudo caríssimo! A Jay (brasileira) é com quem troco olhares cúmplices sobre os temas da sala, e que nem sempre são sobre o livro que estamos a ler, como podem perceber!

O ambiente é descontraido e agradável. Partilhamos experiências e comida. Um dia lá terei que levar uns pasteis de bacalhau, mas anseio pelo dia em que a Nargis leve um chicken tika massala para a nossa meeting.

Eu gostava de por aqui uma foto do grupo, mas para isso teria que falar do blogue e depois tenho receio que elas venham aqui espreitar e usem o Google translator 😜.

img_3767

Advertisements