Tags

, , , , ,

Penso que já aqui tinha escrito que as bibliotecas locais são bastante activas e promovem imensos eventos gratuitos, alguns deles muito interessantes, como este em que participei: International Tea & Coffee – Meet & Greet. Fui apresentar a mesa de chá Portuguesa, contar um pouco da nossa história, entre uma chávena de Gorreana e uma fatia de bolo de laranja, ao som do Pica do 7.

As minhas parceiras do International Book Club e eu ficámos entusiasmadas por podermos ser hosts deste evento e cada uma esmerou-se ao máximo: Egipto, Japão, Russia, Polónia, India, Inglaterra e Colombia que levou café, claro! Toalhas, loiças, doces e musicas lá da terra. Quanto à história, somos os mais influentes: iniciámos o comércio do chá com a China; A Inglaterra deve o seu five o’clock tea à rainha Catarina de Bragança; e quanto ao Gorreana dos Açores, continua a ser a única plantação de chá da Europa.

6C819156-86DA-4F7B-97DD-92F56656A6A0

30B19544-9FF5-47D0-BFE1-52D4E681BEE4

657B70BA-2780-45E9-B39B-CD94398AFA74

Como qualquer evento com “croquete”, a este não faltou adesão. Os convivas puderam apreciar música pelo Chicago Koto Group, assistir ao cerimonial do chá japonês, que é quase um momento de meditação, enquanto bebericavam chá, teciam elogios e se empanturravam com bolos!

O público era sobretudo sénior, como era de prever, mas na minha mesa sentou-se uma senhora que devia rondar os 113 anos… vinha de cadeira de rodas, muito bem arranjada e maquiada, trazia o filho (que coitado parecia mais velho ainda) e uma assistente. Bebeu chá porque o filho a obrigou … ela queria era mesmo café da Colombia. Pareceu-me que esteve a dormir a maior parte do tempo ou então a meditar…mas em casa é que ela não ficou 😉

E lá se passou uma tarde agradável de volta do chá e contaram-se histórias em Inglês com diferentes sotaques.

 

 

 

Advertisements